4.12.04

 

António Borges, novo salvador do PSD ?

Está por provar que um Profissional bem sucedido, ou próspero Empresário que seja, dê um bom governante. Acho até equívoca e perniciosa esta presunção.

Muitas destas pessoas, bem sucedidas nos negócios, sem dúvida capazes, competentes e até brilhantes, nas suas funções, revelam-se depois péssimos ou medíocres governantes, porque não têm sentido de missão, nem verdadeiro apreço ou apego pela coisa pública, a res publica dos Romanos.

Muitos deles, só se interessam por funções no Estado, em razão do penacho e da vaidade que elas proporcionam.

Fariam estas personalidades melhor em continuar onde estão, procurando cumprir com honestidade e proficiência o objectivo das suas profissões, que alguns sumariamente resumem na crueza de curtas expressões, como «criar riqueza, valor acrescentado, ou ganhar dinheiro» e deixarem-se de devaneios de presumíveis estadistas...

Se, na verdade, quiserem servir Portugal, comecem por revelar pensamento político autónomo e conhecimento real do País, alargado, e não apenas restringido à área económico-financeira, em lugar de se acobertarem num pseudo-científico jargão economês, que esconde muita impreparação para o exercício pleno da cidadania.

Não digo que seja o caso da pessoa aqui referida, mas convém não levantar logo pedestais a quem ainda não disse coisa de tomo sobre o País, para além da enunciação de princípios em geral merecedores de acolhimento.

Além disso, ameaça tornar-se obsessiva esta preferência e fixação em Economistas e Financeiros, redentores da Pátria naufragada. Ninguém lhes retira o mérito próprio, que se presume seja elevado, mas revela qualquer coisa de obsessivo, redutor e injustificado.

Lembre-se que a Economia não é uma disciplina completamente científica. Tem pressupostos vincadamente ideológicos ou políticos e é influenciada por múltiplos factores de natureza aleatória, cuja intervenção e sentido ninguém garante.

AV_03-12-2004

Comments:
Deixou um notável comentário na Grande Loja. Está também de parabéns pelo seu blogue.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?